terça-feira, 11 de setembro de 2012

Secretário-Geral da ONU quer debater urgentemente os direitos LGBT e homofobia

Ban Ki-moonO secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, voltou a pedir mais esforços no combate à homofobia. A solicitação foi feita na reunião do Conselho de Direitos Humanos da entidade realizada na última segunda-feira, 10 de setembro, em Genebra, na Suíça.

Em março, o secretário-geral pediu um maior esforço no combate o assédio homofóbico. Dessa vez, Ban Ki-moon afirmou o desejo de manter um debate constante sobre os direitos LGBT em eventos diplomáticos com a ONU, União Europeia e EUA.

"Em março dei início a primeira discursão intergovernamental sobre discriminação e violência baseados na orientação sexual e identidade de gênero. Isso não foi um evento único. Peço o engajamento e um intenso debate sobre a dignidade e real proteção de todos os membros da humanidade".

fonte: MixBrasil

Jornalista da CNN revela razões que o impediam de contar que é gay

Anderson CooperO apresentador da CNN, Anderson Cooper, aproveitou a estreia da segunda temporada de seu talk-show na emissora norte-americana para falar dos motivos que o levaram a revelar sua homossexualidade ao público.

O papo rolou com a presença da atriz Kristen Chenowith. Recentemente, Cooper deu fim aos rumores sobre a sua homossexualidade em ao blogueiro Andrew Sullivan. No entanto, o jornalista chegou a ser chamado de  “desesperado por atenção” e que a revelação não passava de um golpe de marketing.

"Eu revelei aos meus amigos, para a minha família, sempre fui assumido para os meus colegas de trabalho", explicou. "Era uma coisa que eu somente não falei publicamente porque como repórter não achava apropriado. Não parecia parte do meu trabalho", explicou.

O jornalista contou ainda que não poderia estar mais feliz e confortável consigo mesmo. "Agradeço por todo o suporte e encorajamento "Eu ainda sou a mesma pessoa e meu trabalho ainda será o mesmo".

fonte: MixBrasil

Rihanna homenageia a avó com tatuagem

RihannaA cantora Rihanna fez uma nova tatuagem com a deusa egípcia Ísis e a divulgou no Instagram. O desenho é uma homenagem dela a avó Dolly, que faleceu no início de julho.

Na foto, ela aparece com os seios escondidos pelas mãos Rihanna tattoodeixando a tatuagem à mostra. “Deusa Ísis – uma mulher completa –, um modelo para futuras gerações. Gran Dolly: para sempre no meu coração”, escreveu como legenda.

A tatuagem foi feita durante a passagem da estrela pop por Londres.

fonte: GOnline

Brad Pitt confronta a própria mãe e defende gays

Ator disse que casamento gay é inevitável e que aprovação é questão de tempo

Brad PittClaro que ninguém tinha dúvidas de que Brad Pitt defende os gays. Ele chegou até a dizer que não se casaria antes de a união homossexual virar lei nos EUA. Mas vai aí um reforço: o ator confrontou publicamente a própria mãe e defendeu os direitos arco-íris e o presidente Barack Obama.

A progenitora do astro disse ser contra o casamento gay e que votará no candidato republicano à Presidência por ele ser religioso.

Resposta do filho gato e consciente: “Sou apoiador do Obama. E o casamento gay é inevitável. A próxima geração vai conseguir isso. É só questão de tempo!” Amém, Brad Pitt!

fonte: ParouTudo

É de Santa Catarina, o grande vencedor do Mister Brasil Diversidade 2012

A grande final do Mister Brasil Diversidade foi realizada na noite dessa última segunda (10), no Teatro Gazeta, em São Paulo.

Felipe Zabloski Mister Brasil DiversidadeEntre os 20 candidatos participantes, quem se deu melhor e levou o título de 2012 foi Felipe Zabloski, o representante de Santa Catarina. Felipe é da cidade Joaçaba, no interior do estado, tem 25 anos e cursa a Faculdade de Jornalismo. O moço recebeu um prêmio de 5 mil reais e vai estrelar um ensaio para a revista A Capa.

A apresentação do evento ficou a cargo de Evandro Santo, que divertiu a plateia com suas tiradas certeiras.

O júri formado por Léo Áquila, Cássio Rodrigues, da Secretária da Cultura, Ana Carolina, editora da revista Via G, Geyse Arruda, Bruno Bimbi, da Campanha do Casamento Igualitário, Fabio Angeli, editor do site e da revista A Capa e a dupla Pepê e Neném, foi o responsável por fazer a primeira peneira da noite e selecionar os 10 finalistas após o desfile de sungas.

Continuaram na disputa Paraná, Roraima, Ceará, Rio Grande do Sul, Sergipe, Santa Catarina, Bahia, Goiás,  Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, que venceu a votação do portal Vírgula de popularidade e garantiu sua vaga entre os finalistas.

Após cada candidato responder uma pergunta dos jurados, o júri selecionou o trio de vencedores. Luís Queiroz, do Paraná, ficou em terceiro lugar e ganhou uma viagem num cruzeiro nacional. Lucas Linutti, do Sergipe, ficou em segundo e arrematou uma viagem para Buenos Aires.

Leandro Santos, do Maranhão, ainda foi eleito por seus colegas como o Mister Simpatia. Para embalar a noite, o concurso contou com os shows de Pepe e Neném e Lorena Simpson. A dupla levantou a plateia com seu hit "Mania de Você". E Lorena fez todo mundo se jogar ao som dos seus sucessos, como "Brand New Day".

fonte: A Capa

Travestis são detidos por roubar motorista na Zona Sul de São Paulo

Dois travestis foram detidos na noite desta segunda-feira acusados de roubar um radialista na avenida Lineu de Paula Machado, no Morumbi, zona sul de São Paulo. Segundo informações da Polícia Civil, os travestis jogaram pedras no para-brisa e no vidro lateral do carro para roubar o homem. No momento da abordagem, uma viatura da Polícia Militar passava pelo local e interviu.

Aos PMs, os travestis alegaram que o motorista não quis pagar um programa, fato desmentido pela vítima. Com os suspeitos, a polícia encontrou a carteira, o celular e a chave do carro do radialista. Todos foram encaminhados para o 89º DP, no Portal do Morumbi.

Na delegacia, os detidos informaram ter 16 e 17 anos. Os policiais checaram a identidade de ambos e providenciaram a transferência dos adolescentes para uma unidade da Fundação Casa. De acordo com a equipe de plantão do 39º DP, o caso agora será encaminhado para o 34º DP, da Vila Sônia, onde será investigado.

Caso envolvendo jornalista
A polícia vai investigar se os jovens são responsáveis por outros assaltos na região. No dia 22 de agosto, o jornalista Carlos Nascimento foi vítima de roubo na mesma rua. Em uma entrevista à rádio Jovem Pan, o âncora do SBT disse que, ao parar no trânsito, foi surpreendido por um dos travestis, que invadiu o veículo se aproveitando da porta destravada.

Segundo o jornalista, o travesti ofereceu um programa e ficou agressivo, principalmente quando Nascimento pediu para ele sair do carro. Ele, porém, continuou no automóvel e se jogou sobre a direção quando ele tentou acelerar. "Ele tinha uma espécie de punhal, uma faca ou um estilete, ele tirou um objeto e veio para cima de mim. Dei um soco nele e ele recuou. De repente, abriram outras portas do carro e subiram outros dois, também armados e levaram minha bolsa", contou o apresentador, que conseguiu recuperar seus pertences e saiu de arrancada. "Fiquei surpreso e indignado. Aquele é um lugar público pelo qual percebi que não posso mais passar", lamentou.

fonte: Jornal do Brasil

Diretor de Hollywood compara incesto com casamento gay

Nick CassavetesApesar de não querer ofender a comunidade gay, o diretor Nick Cassavetes, de "O Diário de uma Paixão", comparou o incesto com o casamento gay em uma entrevista ao site "The Wrap", da CNN.

Ao falar sobre seu novo filme, "Yellow", que acaba de estrear no Festival de Toronto e aborda um affair entre dois irmãos. O diretor declarou que "as pessoas devem amar quem elas quiserem".

"Ame quem você quiser. Não é isso que dizemos? Sobre o casamento gay - ame quem você quiser? Se for seu irmão ou sua irmã, é super estranho, mas se você olhar bem, você não está machucando ninguém, a não ser as pessoas que surtam porque vocês estão apaixonados", concluiu.

"Não tenho experiência com incesto", disse Cassavetes. "Começamos a pensar sobre isso. Tínhamos ouvido algumas histórias em que irmãos e irmãs eram completamente, absolutamente, apaixonados uns pelos outros. Esse filme é sobre julgamento, ou falta dele, e sobre fazer o que você quer", explicou.

fonte: MixBrasil

São Paulo: Justiça da cidade de Santos edita portaria autorizando casamento civil gay direto

A cidade paulista de Santos está facilitando a vida dos casais homoafetivos que queiram se unir e já permite o casamento civil direto, sem a necessidade de uma união estável prévia. A liberação do casamento direto se deu com a publicação de uma portaria do juiz corregedor dos cartórios de Registro Civil de Santos e titular da 4ª Vara Cível, Frederico dos Santos Messias.

Na portaria, Messias autoriza os cartórios de registro civil de Santos a converter registros de união estável em casamento e, o melhor de tudo, registrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo diretamente, como é feito com casais heterossexuais. Ele diz ter se baseado em decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

“A decisão dos tribunais superiores não produz efeito de lei. Precisamos alterar a Constituição e o Código Civil para que isso aconteça, mas a portaria produz efeito nos juízes de instâncias inferiores”, diz Messias. Ele levou em conta que as decisões ampliam a interpretação do conceito de casamento entre “homem e mulher”, contido no Código Civil e na Constituição, para o caráter de “pessoas que formam ou estão interessadas em formar uma unidade familiar”.

Messias considera essas decisões “um avanço significativo na proteção da pessoa humana. Os homoafetivos, ao longo da história, têm sido colocados à margem da sociedade. Cabe aos magistrados perceber que a sociedade evoluiu e promover, simultaneamente, a evolução das leis. Um juiz não pode se pautar pelo preconceito”.

fonte: MixBrasil

Inglaterra: 'Odeio demais pretos e gays para estar aqui', detona jurado em tribunal

justiçaUm jurado surpreendeu um tribunal de Southampton (Inglaterra) ao afirmar" odiar demais pretos e gays para estar aqui".

O homem, que não foi identificado por razões legais, fazia parte de um júri que deveria deliberar sobre um réu acusado de agressão e direção perigosa.

"Eu fortemente acredito que seria uma séria injustiça para o sistema legal me selecionar para o júri. Eu tenho extremos preconceitos contra gays, negros e estrangeiros que não podem me deixar em posição imparcial se um deles aparecer no tribunal. Assim, não haveria interesse me ter como jurado", argumentou o jurado.

De jurado, o sujeito passará a réu, por deixar de cumprir o seu dever com a Justiça.

fonte: O Globo

Pará: Evento em Belém discute direitos sexuais e homofobia

Conferência propõe discussão a partir da Antropologia e do Direito. Em 2012, dez pessoas já teriam sido assassinadas por preconceito.

Nome social, casamento homoafetivo, boletins de ocorrência que registram a orientação sexual das vítimas. Esses são alguns dos direitos e políticas públicas recentemente conquistadas pela população de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais (GLBT) no Pará. Para discutir esses avanços e ainda as questões que precisam de melhorias, a Universidade Federal do Pará (UFPA) promove uma conferência sobre “Direitos Sexuais e Homofobia” no dia 14 de setembro, a partir das 9h30, no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Instituição, em Belém. A programação é gratuita e não há inscrições prévias para o evento.

O evento conta com a presença de Roger Raupp Rios, que, além de juiz federal, é pesquisador da Pós-Graduação em Direito da UniRitter Laureate International Universities, e pretende debater as questões sobre os direitos sexuais e pontuar os desafios vivenciados pela população GLBT, a partir do ponto de vista das áreas de Direito e Antropologia.

Para a professora da Faculdade de Direito da UFPA, Cristina Terezo, que organiza o evento, a discussão desses assuntos é fundamental em vista das recentes decisões tomadas sobre a união homoafetiva e dos impasses na garantia efetiva dos direitos sexuais.

Segundo Simmy Larrat, representante do Grupo de Resistência de Travestis e Transexuais da Amazônia (Gretta), é fundamental a realização de debates em torno da orientação sexual e gênero, principalmente em ambientes acadêmicos. “Ainda sentimos uma carência de estudos acerca do assunto e é necessário a Academia olhar mais para essa realidade e fomentar discussões científicas sobre a sexualidade”, acredita Simmy. O Movimento Gretta é uma rede que reúne todos os grupos do estado, que atualmente é formado por 36 grupos.

Números da violência
“A situação atual dos homossexuais no Estado é a mesma de séculos. São pessoas excluídas e oprimidas. A imensa maioria está fora da escola e vive um processo de exclusão iniciado dentro de suas próprias casas, ou seja, uma realidade que não difere da do restante do País”, afirma Simmy Larrat.

Entretanto, recentemente no Pará, os homossexuais obtiveram algumas conquistas, como a criação de políticas públicas e a criação de uma delegacia para crimes homofóbicos, que entrará em funcionamento ainda neste mês de setembro, de acordo com o governo do Estado.

Segundo o Grupo de Resistência de Travestis e Transexuais da Amazônia (Gretta), em 2010, foram registrados dez casos de homofobia. Já em 2011, foram registradas 22 vítimas fatais. Este ano, já chegam a dez os casos de violência extrema contra vítimas GLBT. “Tudo isto comprova que a sociedade está respondendo de maneira violenta às conquistas homossexuais”, defende Simmy Larrat.

serviço: Conferência Direitos Sexuais e Homofobia
quando? 14 de setembro
onde? Auditório Aílton Correa, no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ)
A programação é gratuita e não há inscrições prévias para o evento.

fonte: G1

França: Governo quer permitir casamento e adoção de crianças por gays

Segundo ministra da Justiça, projeto de lei deverá ser apresentado pelo governo ainda em outubro

Christiane TaubiraA ministra da Justiça da França, Christiane Taubira (foto) afirmou nesta terça-feira (11/09), em entrevista ao jornal católico La Croix que o governo francês deverá apresentar, em outubro, um projeto de lei ao Parlamento que autoriza o casamento e a adoção de crianças por homossexuais.

"O projeto de lei vai proporcionar às pessoas do mesmo sexo as disposições atuais do matrimônio, filiação e parentesco", diz a ministra. Assim como ocorre com os casais heterossexuais, as crianças poderão ser adotadas de forma individual ou conjunta.

O projeto era uma das promessas de campanha de François Hollande, com a justificativa de responder a uma exigência de igualdade entre os franceses. “Abriremos também a possibilidade de adoção aos casais homossexuais em um contexto idêntico ao código atualmente em vigor. Eles poderão adotar por iniciativa individual ou conjunta, como os demais casais”.

Segundo Taubira, “o casamento é uma instituição antiga que ocupa um lugar muito particular no Código Civil. Trata-sede um ato jurídico solene, criado para estruturar a sociedade, que codifica bem mais detalhadamente as condições para uma vida comum do que as demais formas de união [previstas na lei francesa, como os Pacs e a concubinagem]”.

Ao ser perguntada se a medida não alteraria fundamentalmente “uma instituição” milenar, Taubira lembrou que o divórcio, quando foi aprovado no país em 1884, também gerou discussões “violentas e intensas”. “Nós [o governo] estamos bem conscientes de todas as dimensões filosóficas e antropológicas ao redor do casamento. Mas acreditamos que elas não devem cercear o direito à igualdade. É por essa exigência de igualdade que estamos seguindo adiante com esse projeto de lei”.

Entretanto, o dispositivo prevê a permanência de duas condições atuais. A legislação também não contemplará o acesso à reprodução assistida no caso de mulheres nem o acesso a barrigas de aluguel no caso de casais masculinos.

Segundo Taubira, nenhum prefeito poderá alegar objeção de consciência para não realizar casamentos de pessoas do mesmo sexo. No país, a maioria dos casamentos civis é realizada pela presença do prefeito.

O anúncio do projeto já gerou protestos entre a oposição. A presidente do pequeno Partido Democrata-Cristão, Christine Boutin, pediu a realização de um referendo sobre a reforma, por tratar-se de “um tema de consequências pesadas para toda a sociedade”. Já a candidata à Presidência do maior partido de oposição, a UMP (União por um Movimento Popular) afirmou ser favorável a “toda medida que dê legitimidade ao amor homossexual”, fazendo ressalvas somente à questão da adoção.

fonte: Opera Mundi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...