segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Primeira travesti eleita no Brasil, Kátia Tapety é tema de documentário

Kátia TapetyFoi na cidade de Colônia do Piauí (PI) que, pela primeira vez em 1992, uma travesti foi eleita vereadora no Brasil. Depois disso, Kátia Tapety ainda exerceu o cargo outras duas vezes (1996 e 2000) e ainda foi vice-prefeita do município.

Nascida José Nogueira Tapety Sobrinho, Kátia faz parte de uma tradicional família de políticos do Piauí. Foi proibida de sair de casa durante a infância e, também, em parte da adolescência. Dos nove filhos que os pais tiveram, ela foi a única que não recebeu educação formal e apanhava até quando ia com a mãe à igreja.

Em uma conversa com o jornalista do UOL, James Cimino, Kátia Tapety contou que “quase não teve voto de gays porque não tem muitos em sua cidade”. “O que eu percebo nas cidades grandes é que a nossa classe não sabe se unir para eleger um representante. Estão sempre querendo uma puxar o tapete da outra. Uma querendo brilhar mais que a outra. Eu não faço distinção. Então fui eleita por toda a população. Fui a mais votada nas três eleições”, disse.

A história, apesar de sofrida e se tornar um exemplo de superação, ganhou as telonas através do documentário “Kátia”, dirigido pela também piauiense Kátia Holanda. “Ela me interessou porque representa uma conquista inédita em relação aos direitos humanos no Brasil. E ela não é panfletária, não tem elaboração intelectual, mas é uma figura adorada por todos na cidade”, explicou a diretora.

“Kátia” custou R$ 300 mil e foi exibido na quinta (20) no Festival de Cinema de Brasília. Para ler a reportagem completa, clique aqui.

fonte: GOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...