quarta-feira, 20 de julho de 2011

BBC corta cena de sexo gay na série “Torchwood”

atorchwoodParece que não é só no Brasil que a homossexualidade tem sido motivo para censura nas emissoras de TV.

Apesar de ter sido exibida nos Estados Unidos pelo canal Starz, uma cena de sexo gay entre o personagem Jack Harkness, vivido pelo ator assumido John Barrowman (foto, à esq.), e um sexy barman foi sumariamente cortada pela BBC na Inglaterra.

De acordo com o jornal "Metro", o motivo da censura não foi exatamente a homossexualidade do personagem, mas sim o conteúdo da cena, que era explícita demais. "Não foi a cena gay que preocupou as pessoas, mas apenas o fato de que era uma cena de sexo explícito, sem cortes. Você pode ver cenas assim nos canais a cabo nos EUA, mas não no horário nobre na BBC1", disse uma fonte anônima ao jornal.

Ainda segundo a publicação, a BBC vinha recebendo e-mails de telespectadores que reclamavam das cenas gays na série. Um porta-voz da emissora se limitou a dizer que as versões são diferentes de país para país.

A primeira temporada de "Torchwood" estreou na televisão britânica em 2006.

fonte: A Capa

Deputado Jean Wyllys critica decisão da Globo de censurar casal gay

Jean Wyllys no STFEstá dando o que falar a decisão da TV Globo em censurar a história do casal gay em “Insensato Coração”. Depois de pedir para que os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares esfriassem o romance de Eduardo (Rodrigo Andrade) e Hugo (Marcos Damigo), a emissora passou a receber críticas da comunidade homossexual.

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) escreveu em sua página no Twitter que “a emissora terá de se explicar publicamente sobre essa censura”.

Jean Wyllys disse ainda que “a imposição de censura aos autores da novela e a recusa em representar a diversidade da sociedade ferem a Constituição Federal”. Para o deputado, a “Globo explora uma concessão pública, logo, seus executivos terão de explicar à sociedade por que exigiram o fim da história gay da novela”.

Quem também se mostrou indignada foi a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transgêneros), que emitiu uma nota solicitando “à direção da Globo para que prevaleça a livre expressão artística dos autores da novela e mantenha o casal gay”.

De acordo com o presidente da ABGLT, Toni Reis, a novela está cumprindo um papel importantíssimo como veículo informativo, servindo para desmistificar a homossexualidade perante a sociedade em geral e censurar neste momento a trama só serve para “referendar a mensagem que a própria novela estava passando: a homofobia ainda está predominante em nossa sociedade."

fonte: A Capa

Minas Gerais: Belo Horizonte realiza Parada do Orgulho LGBT no domingo

parada gay bhBelo Horizonte vai realizar no próximo domingo, 24, sua XIV Parada do Orgulho LGBT de BH, que tem concentração a partir das 11h na Praça da Estação – centro de Belo Horizonte. A caminhada começa às 14h e segue pela Rua da Bahia, passa pela Avenida Afonso Pena e finaliza na Rua Professor Moraes.

A realização é do grupo de defesa da cidadania LGBT CELLOS-MG. Mais informações pelo telefone (31) 3075-5724 ou pelo e-mail cellosmg@yahoo.com.br.

fonte: MixBrasil

Estados Unidos: Juiz homossexual é designado para tribunal federal

Paul OetkenCom 80 votos a favor e 13 contra, o juiz Paul Oetken, que é assumidamente gay, foi designado para o tribunal federal do distrito de Nova York.

A decisão inédita foi confirmada pelo Senado americano nesta semana.

“Como o primeiro homem assumidamente gay confirmado para o cargo de juiz federal e para comandar um tribunal federal, ele se tornará o símbolo do quanto conquistamos como nação nas últimas décadas. E, mais importante, ele dará esperança a jovens legisladores que, até então, temiam que seus caminhos fossem ser limitados por conta da sexualidade. Quando Paul se transforma no Juiz Oetken, ele se torna a prova viva, para todos esses jovens, de que as coisas realmente melhoram,” defendeu o senador Chuck Schumer.

fonte: Cena G

André Gonçalves revela que foi a sauna gay para compor personagem

O ator que interpreta Áureo de “Morde & Assopra”, faz revelação em revista

André-Gonçalves-grandeO ator André Gonçalves, que faz sucesso como o homosseuxal Áureo em Morde e Assopra, concedeu entrevista para a revista “Junior”, que está nas bancas, e contou que chegou ir a sauna gay para constuir seu personagem. "Me inspirei em um leque de pessoas, de amigos. Também fui a uma sauna gay e fiz algumas aulas de corte e costura para captar os trejeitos", contou o ator.

fonte: MixBrasil

Estados Unidos: Criado acampamento de férias para filho de pais gays

Crianças filhas de pais homossexuais terão um acampamento destinado a elas em Wernersville, estado da Pensilvânia, Estados Unidos. A temporada será do dia 20 ao dia 27 de agosto.

O acampamento é destinado a crianças a partir de 8 anos e adolescentes até 15 anos que sejam filhos de pais homossexuais. A idéia é da dupla de promotores de acampamentos Chris Hudson e Jackie McGowan.

"A cada ano, quando a gente comandava um novo acampamente, a gente ficava debatendo como a gente queria criar um acampamento que tivesse um significado importante pra nós" disse McGowan sobre o surgimento da idéia.

fonte: Toda Forma de Amor

São Paulo: Polícia investiga assassinato que pode ter sido motivado por homofobia em Barretos

A polícia investiga um crime que pode ter sido por homofobia em Barretos, cidade a 425 quilômetros de São Paulo. Danilo Rodrigo Okasuka, de 28 anos, foi assassinado com um tiro nesta terça-feira. Outro rapaz que estava com ele, o cabeleireiro Donizete José de Souza, de 28 anos, também foi baleado e está internado em estado grave na Santa Casa da cidade.

Segundo a Polícia, os dois estavam dentro de um carro com mais dois homens, no Distrito Industrail, bairro afastado do centro quando foram atacados nesta terça-feira. Danilo levou um tiro na cabeça, saiu do carro e chegou a caminhar 100 metros, mas morreu no local.

A família do jovem que morreu também acredita que ele possa ter sido vítima de homofobia.

De acordo com a mãe, o filho era homossexual e não tinha inimigos.

- Eu sempre falava para meu filho tomar cuidado com quem ele andava, porque de repente poderia pegar um homofóbico que o mataria - afirmou Cristina Kemiake.

A polícia também investiga as hipóteses de latrocínio – o celular de um dos jovens desapareceu – e homicídio qualificado. Os dois autores dos disparos fugiram.

- Trabalhamos com a hipótese de homicídio qualificado e latrocínio - diz o delegado Julio Cesar Cardoso.

O amigo de Okasuka foi baleado no rosto e esfaqueado no tórax. Ele permanece internado em estado grave na manhã desta quarta-feira.

fonte: Extra Online

Colômbia pode aprovar casamento gay nesta semana

A Corte Constitucional da Colômbia tem até o final desta semana para decidir se o país terá ou não casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Este é o prazo para o tribunal avaliar a demanda por reconhecimento de direitos iguais entre héteros e LGBT.

Avaliação feita com base em declarações públicas dos nove juízes da corte indica um placar indefinido.

fonte: Cena G

Em nota, movimento gay protesta contra a TV Globo

Militantes querem que Globo mantenha trama homossexual em “Insensato Coração”

casal gay insensato coraçãoA comunidade gay se mobilizou nesta terça-feira por causa de uma decisão envolvendo a novela Insensato Coração. A bandeira com as cores do arco-íris tremulou para protestar contra a decisão da TV Globo em limitar o espaço concedido na trama ao casal homossexual Eduardo (Rodrigo Andradde) e Hugo (Marcos Damigo). O diretor-geral de entretenimento da emissora, Manoel Martins, deu ordem expressa aos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares para esfriar completamente o caso de amor a partir dos próximos capítulos. A emissora se limitou a explicar que a televisão é um veículo de comunicação de massa e, por isso, deve contemplar todos seus públicos.

Em resposta, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) emitiu um ofício para exigir a liberdade artística dos autores e a continuidade do romance entre Eduardo e Hugo. "A novela quase entrou para a história como a trama mais homoafetiva dos últimos tempos. Personagem gay sempre é estereotipado nas novelas, ou aparece adoentado, ou está preso, o que não aconteceu dessa vez ", lamenta Toni Reis, presidente da ABGLT.

O militante lembra de uma situação semelhante vista pelo público em 1998, durante a exibição da novela Torre de Babel. Diante da repercussão do casal formado por duas mulheres – Rafaela (Christiane Torloni) e Leila (Silvia Pfeifer) –, o autor Silvio de Abreu foi obrigado a mudar a trama e matar as duas personagens numa explosão dentro do shopping center. "Só espero que não joguem um avião da Noar (empresa de linhas aéreas que está sendo investigada pela Polícia Federal após acidente com bimotor que matou 16 pessoas no Recife no dia 13 de julho) em cima de Eduardo e Hugo e os matem", torce Reis.

A orientação da emissora vai contra a própria realidade vivida pelo país atualmente. Desde o dia 6 de maio, o Brasil é a 34ª nação a tornar legal a união estável entre pessoas do mesmo sexo. "A novela deveria retratar a sociedade em que está inserida. Adoraria ver o casal gay adotar uma criança em Insensato Coração", sonha Reis.

fonte: Veja

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...