sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Inglaterra: Acusados de matar gay em Londres são considerados culpados

Duas pessoas que espancaram um homem homossexual numa praça no centro de Londres em 2009 foram condenadas por homicídio culposo. Ian Baynham, 62 anos, foi atacado em Trafalgar Square em setembro de 2009 e morreu 18 dias depois.

Ele recebeu socos de Joel Alexander, 20 anos, e então foi pisoteado várias vezes pela jovem Ruby Thomas, enquanto estava inconsciente, no chão.

Baynham, que era funcionário público, tinha saído com um amigo, Philip Brown e estava na região central de Londres quando Thomas começou a ofendê-lo de forma homofóbica.

Ele então a enfrentou e a briga começou, Thomas tentou acertá-lo com sua bolsa, que foi agarrada pela vítima. Joel Alexander interveio e acertou um soco em Baynham, jogando-o no chão. A vítima bateu a cabeça na calçada e desmaiou, sendo pisoteado no peito e cabeça por Thomas. Baynham sofreu lesão cerebral grave.

fonte: Cena G

Nando Reis revela: "Desejo homens e mulheres"

Nando ReisO cantor Nando Reis, que acaba de lançar seu novo álbum - "Bailão do Ruivão" - disse em entrevista à revista "Billboard Brasil" que sente atração por homens e mulheres.

"Sou ruivo, não sou bonito, não sou forte, faço uma música estranha, falo coisas estranhas... No entanto, sou cortejado por homens e mulheres, desejo homens e mulheres", afirmou.

O músico, que se considera "antipatrão", afirmou ainda que não gosta de ouvir seus próprios discos. "Estou satisfeito por dizer: bicho, eu sou antipadrão e não tenho patrão. Gosto do que faço e sou capaz de ouvir, mas ouvir um disco feito é como se você gostasse de ficar vendo um retrato seu."

fonte: A Capa

Deputado declara que evangélicos se preocupavam mais com casamento gay que católicos

Gabriel ChalitaO deputado federal eleito Gabriel Chalita (PSB-SP) declarou que grupos evangélicos estavam mais preocupados com o casamento gay que o grupo de católicos. Chamado para fazer a ponte de Dilma Rousseff com os religiosos, Chalita foi responsável pelo discurso de temas polêmicos da candidata eleita pelo PT, como o aborto.

Levando Dilma para conversar com bispos, Chalita diz que muitos bispos desarmavam os argumentos de outros bispos. O tema mais discutido entre os bispos era o aborto, liberdade religiosa e liberdade de imprensa. Já para a comunidade evangélica, o casamento gay era prioridade.

fonte: Cena G

Winona Ryder diz: "Mel Gibson é homofóbico"

Winona RyderA atriz Winona Ryder (Garota, Interrompida, 1999) disse que seu colega Mel Gibson (Coração Valente) é homofóbico.

"Há 15 anos, estava em uma daquelas grandes festas em Hollywood. E ele [Gibson] estava muito bêbado", contou Ryder, 39, em entrevista à revista "GQ". "Estava com um amigo, que é gay. [Gibson] fez uma piada horrível sobre gays."

Mel GibsonA atriz, que esta semana foi indicada a dois prêmios no Screen Actors Guild, afirmou também que ouviu Mel Gibson fazer comentários ofensivos sobre sua origem judia. "Sabe-se lá como, surgiu o assunto de que eu sou judia. Ele fez uma piada que eu não entendi. Eu nunca tinha escutado aquilo antes. Foi muito estranho", contou a atriz.

"Eu sempre disse: Ele é anti-semitista e homofóbico. Ninguém nunca acreditou em mim", completou.

fonte: A Capa

Jean Wyllys é diplomado deputado federal no Rio de Janeiro

Jean Wyllys recebe diploma de deputado federal em cerimônia no Rio de Janeiro

Jean Wyllys 2Jean Wyllys de Matos Santos (P-Sol/RJ) é oficialmente desde a noite da última quinta-feira, 16, o primeiro deputado federal eleito com uma plataforma LGBT. Ele recebeu seu diploma no Rio de Janeiro, em cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e fez questão de dividir pelo Twitter sua alegria.

Jean postou uma foto com o diploma em mãos e disse que “diplomei-me deputado federal para trabalhar em prol da justiça social, da educação e dos Direitos Humanos. Vou dar atenção especial as demandas dos movimentos feminista, negro e LGBT no quesito Direitos Humanos”.

fonte: MixBrasil

Rio Grande do Norte: Religiosos protestarão contra gays invasores de igreja

Católicos de São José de Mipibu protestarão contra gays que invadiram igreja

Católicos e evangélicos da cidade de São José de Mipibu, no Rio Grande do Norte, vão protestar contra um grupo de gays que invadiu a paróquia de Santana e São Joaquim. O Ato de Desagravo ao padre Matias, pároco da Igreja, acontece na próxima segunda-feira, 20, às 18h30, com concentração na Praça da Saudade. O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, promete estar presente.

No último sábado, 11, um grupo que participava de uma Parada Gay promovida pela OnG Terra Viva, invadiu a Matriz de Santana e São Joaquim no momento em que era realizado o “Terço das Mulheres” para protestar contra um artigo escrito sobre direitos civis de homossexuais assinado pelo padre Matias. Segundo testemunhas, a invasão ocorreu por volta das 19h e os homossexuais acusavam o padre Matias de homofobia.

A Polícia Militar enviou oito viaturas para o local. A Praça da Matriz foi o local escolhido para finalizar a Parada.

fonte: MixBrasil

Piauí: Médico homossexual foi morto à facadas durante comemoração

medico assassinadoO médico Arilson César de Aguiar Barreto, 40 anos, foi cruelmente assassinado e encontrado morto em plena rua no centro da cidade de Canto do Buriti, no Piauí. Segundo a polícia, ele foi esfaqueado dentro da casa para onde acabara de se mudar e faleceu em frente à residência do irmão, onde tentou pedir ajuda, por volta das 3h.

Segundo a polícia, foram entre seis e oito golpes que atingiram o abdome, região lombar e pescoço da vítima.

Ele ia se mudar hoje para a casa. Ontem ele passou o dia arrumando. Temos a informação de que ele bebeu em um bar, depois saiu para outro, levou cervejas e foi para casa. Segundo testemunhas ele saiu sozinho”.

Na cena do crime, foram encontradas vestes de Arilson e muito sangue. “Ele era homossexual. Também encontramos oito latas de cerveja e uma quantidade de pó (cocaína)”, revela o delegado. De acordo com a polícia, testemunhas chegaram a ouvir a vítima pedindo socorro durante a madrugada. O corpo foi encontrado em frente a casa do irmão de Arilson.

fonte: Cena G

Militantes pedem que Globo exiba beijo gay

ABGLT pede que a Rede Globo reveja seus conceitos e exiba beijo gay na televisão

A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) enviou um ofício à Rede Globo pedindo que a emissora reveja seus conceitos e exiba o tão esperado beijo entre pessoas do mesmo sexo em sua programação. O pedido foi feito a Octávio Florisbal, diretor-geral da Rede Globo (confira o texto na íntegra abaixo).

No pedido, a militância argumenta que não há motivos para a Globo não exibir o beijo e lembra que “um beijo entre pessoas do mesmo sexo é tratado pela classificação indicativa da mesma forma que um beijo entre heterossexuais, não podendo este órgão promover a discriminação em suas classificações indicativas”.

Prezado Senhor,
Assunto: Revendo conceitos: o “beijo gay” em novelas e outros programas da Rede Globo

A ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – é uma entidade de abrangência nacional que congrega 237 organizações congêneres e tem como objetivo a defesa e promoção da cidadania desses segmentos da população. A ABGLT também é atuante internacionalmente e tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas.

Vimos acompanhando com interesse, desde a fundação da ABGLT em 1995, a evolução da abordagem da temática da homossexualidade nas novelas e outros programas produzidos e veiculados pela Rede Globo, tendo inclusive nos manifestado diversas vezes junto aos(às) senhores(as) a este respeito. Exemplos disso são a novela América (2005) e a novela Duas Caras (2008), quando nos manifestamos em relação à possibilidade da veiculação de cenas de um “beijo gay”, que nos dois casos acabaram por não ser transmitidas.

Novamente, surgiu nas últimas semanas a polêmica sobre a possibilidade do “beijo gay”, desta vez na série Clandestinos – O sonho começou, que também não foi ao ar, embora esteja disponível na internet: http://www.youtube.com/watch?v=_n115TFUQB8 

Tem sido divulgado nos meios de comunicação que o motivo que leva – repetidamente – à não transmissão de tais cenas seria a Classificação Indicativa do Ministério da Justiça. Um exemplo disso é a declaração recente do autor Walcyr Carrasco, de que a classificação indicativa “não admite algumas coisas”, “inclusive o beijo gay” em novelas.

Informamos que a ABGLT teve a oportunidade de ser consultada em reunião promovida pela Secretaria Nacional de Justiça, em 19 de novembro, que teve como tema “discutindo a classificação indicativa: mídia e violência”. Na oportunidade, foi esclarecido pela Secretaria Nacional que a classificação indicativa não promove censura, apenas recomenda faixas etárias e, no caso da televisão, estabelece horários recomendados para determinadas faixas etárias. Ainda, foi nos esclarecido que um beijo entre pessoas do mesmo sexo é tratado pela classificação indicativa da mesma forma que um beijo entre heterossexuais, não podendo este órgão promover a discriminação em suas classificações indicativas.

Desta forma, reconhecemos o importante e valioso papel que a Rede Globo já vem cumprindo em relação à desmistificação da homossexualidade perante o público em geral, especialmente por meio de telejornais e novelas, embora haja exceções, notadamente alguns programas humorísticos que ridicularizam os homossexuais.

Assim sendo, vimos por meio deste solicitar mais uma vez, que a emissora agregue a este trabalho de sensibilização, a visibilização do afeto que pode existir entre duas pessoas do mesmo sexo, inclusive por meio da veiculação de cena de “beijo gay”, ou “beijo de lesbícas”, a exemplo do que já ocorre em outros países latinoamericanos, como a Argentina, o Chile e o México (links na folha a seguir).

A promoção do respeito à diversidade sexual, e a consequente redução do preconceito e da discriminação, se dá em parte pela desmistificação e pela educação em relação àquilo que foge ao padrão imaginário estabelecido. A Rede Globo pode desempenhar um papel ainda mais significativo neste processo.

Na expectativa de sermos atendidos, estamos à disposição para colaborar no que for possível e agradecemos pela atenção.

Cordialmente,
Toni Reis
Presidente

fonte: MixBrasil

Ricky Martin só se casa quando Porto Rico aprovar casamento gay

Ricky Martin vai esperar que seu país aprove casamento gay

RickyMartin-03-bigO cantor Ricky Martin declarou que só vai se casar quando seu país, Porto Rico, aprovar o casamento gay. Ele namora há três anos e poderia se casar no México, onde Ricky também mantém cidadania. Mas ele descartou essa possibilidade e declarou que só se casará quando seu país natal aprovar o casamento gay.

"Eu estou num relacionamento agora, mas não estamos falando em casamento ainda. Quero ter os direitos de toda a gente no meu país. Eu não quero ser um cidadão de segunda classe. Eu quero fazê-lo na ilha onde nasci e onde vou morrer", declarou o cantor.

fonte: MixBrasil

Após pedir abstinência, Blatter se desculpa com homossexuais

Presidente da Fifa diz que não queria ferir ninguém com declaração. ‘Não é minha intenção fazer discriminação’, diz ele

Joseph Blatter 2Joseph Blatter tentou remendar, nesta sexta-feira, toda a polêmica que causou ao sugerir aos homossexuais que se abstenham de atividades sexuais na Copa de 2022, no Qatar, dada a rigidez das normas de comportamento no país. A declaração do presidente da Fifa irritou movimentos de defesa dos gays, lésbicas, bissexuais e transexuais.

Ele pediu desculpas formais durante coletiva de imprensa nesta manhã, no Zayed Sports City, palco da final do Mundial de Clubes, em Abu Dhabi.

- Se eu feri um grupo ao fazer esse comentário, peço desculpas. Não é minha intenção fazer discriminação. É exatamente isso que combatemos. Se alguém sente que ficou ferido, me arrependo e apresento minhas desculpas – disse Blatter.

A Fifa se mostra preocupada com o choque cultural entre o comportamento ocidental e as regras do Oriente Médio para a Copa de 2022. Mas entende que, até lá, a situação deve mudar, e conta com o apoio do comitê organizador do Qatar para isso. Blatter comemora ter a Copa do Mundo em locais menos habituados ao futebol.

- O futebol é mais do que chutar a bola, é mais do que um jogo. João Havelange, em 1974, disse que o futebol deveria ser universal. E nós conseguimos. O futebol agora é universal. A maior competição da Fifa, a Copa do Mundo, deve ir a lugares para onde nunca foi. A copa de 2022 é mais do que ir ao Qatar. É ir ao mundo árabe. Há uma outra cultura aqui. Temos 1 bilhão de pessoas nessa cultura. É bom ter a Copa do Mundo em outra cultura – afirmou o presidente da Fifa.

fonte: G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...