sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Rio de Janeiro: Domingo tem a 15ª Parada do Orgulho LGBT

Parada carioca sai do Posto 6 no domingo pré-feriado

Parada Gay RioO Rio de Janeiro já está respirando ares de Parada Gay. Além do desfile em si, marcado para este domingo, 14, diversos eventos paralelos estão sendo realizados na capital fluminense. A ideia é reunir a turma colorida que está a fim de sair às ruas para pedir direitos, respeito e visibilidade.

Um desses acontecimentos é o 2º Lesbifest – Festival da cultura e diversidade de lésbicas e mulheres bissexuais. Marcado para ser realizado na noite deste sábado, 13, no Bar Sinônimo (Rua Mem de Sá, 118 – Lapa), o evento cheio de surpresas vai animar meninas que gostam de meninas com muita música ao vivo. As cantoras Maiara, Juliana Farina, Nana Kozak se apresentam, assim como o grupo de percussão Fina Batucada, formado só por mulheres. Quem aparecer por lá vai poder conferir e participar do concurso de drag kings, em que as fofas encarnarão figuras masculinas em suas performances. Rola premiação para as três primeiras colocadas. Vai ter ainda Cupido dando uma forcinha na paquera e performance teatral com Ítala Isis.

Também na noite de sábado rola festa Pré-Parada na 1140 (R. Capitão Menezes, 1140 - Jacarepaguá). O lineup tem os DJs Marcão Rezende, Guilherme Santos e Marcio Rezende, além de seus convidados. Tem também shows de drags com Suzy Brasil, Leona e Vick Diamond.

O ponto alto desta programação é a Parada do Orgulho LGBT do Rio, que este ano faz sua décima-quinta edição. A concentração está marcada para as 13 horas, ali na Avenida Atlântica, Posto 6. Apareça, sua participação é mais que importante!

fonte: MixBrasil

Austrália: Á revelia, estados debatem lei da união civil gay

O debate sobre a união civil gay na Austrália ganhou novos apoiadores e o tema será discutido nos parlamentos da Tasmânia, Vitória e Austrália do Sul.

Os congressistas dos três estados, em sua maioria, são favoráveis à união civil entre pessoas do mesmo sexo.

A discussão em torno da união civil gay acontece à revelia da primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, que já se declarou contra a lei em questão.

A primeira-ministra defende que, independente dos Estados aprovarem as leis, elas não terão validade, pois o que vale é a lei federal da união civil.

fonte: Cena G

Sou apedrejada diariamente, diz modelo transexual brasileira

Entre cruzes e espinhos, a brasileira Lea T., 28, abriu seu caminho na moda.

10315570Apadrinhada pelo amigo Riccardo Tisci, diretor criativo da Givenchy, estrelou desfiles e campanha da grife francesa. Em contrapartida, ganhou o pesado título de primeira top transexual do mundo. "Se eu pensar nisso de ser pioneira, nem saio da cama", disse a modelo, em entrevista exclusiva à coluna Última Moda, assinada por Vivian Whiteman.

Estrela de editoriais das maiores revistas do mundo, incluindo o próximo número da influente revista "Love", Lea também está sendo assediada por grifes brasileiras, que a convidaram para desfilar na São Paulo Fashion Week. A top acaba de ser contratada pela agência brasileira Way, que confirma os convites, embora não revele o nome das marcas.

Lea, que nasceu Leandro, mora em Milão, para onde foi ainda criança, por conta da carreira internacional de seu pai, o ex-jogador de futebol Toninho Cerezo.

fonte: Folha.com

Estados Unidos: Corte mantém restrição contra militares abertamente gays

A Suprema Corte dos Estados Unidos negou nesta sexta-feira (12) um pedido de suspender a atual política do Pentágono de impedir que gays assumidos façam parte das forças militares do país.

A decisão da corte é uma resposta a um processo movido por um grupo de defesa dos direitos dos homossexuais (o “Log Cabin Republicans”), que pedia a suspensão da ordem que permite que o Pentágono continue com a sua política de vetar militares abertamente gays.

De acordo com a prática do “não pergunte e não conte”, as autoridades militares não questionam a orientação sexual dos recrutas, e os militares gays são aceitos desde que omitam sua homossexualidade.

Trâmite judicial
A decisão da corte é uma resposta a um processo movido por um grupo de defesa dos direitos dos homossexuais, que pedia a suspensão da ordem que permitia que o Pentágono continuasse com a sua política de vetar militares abertamente gays.

O presidente Barack Obama já se manifestou a favor da aceitação dos gays nas forças armadas, mas afirmou que prefere que esse direito venha do Congresso, ao invés de chegar de uma decisão judicial, para que os militares desenvolvam um “plano de transição” para a incorporação de homossexuais.

O grupo “Log Cabin Republicans” teve uma vitória no mês passado, quando uma juíza entendeu que a atual política seria inconstitucional e ordenou que o Pentágono aceitasse os gays.

Para Virginia Phillips, a lei viola o direito de livre expressão dos soldados de modo muito mais grave do que seria razoável em nome de interesses do governo. Ao mesmo tempo, alerta que o procedimento leva a menos coesão entre os soldados, ao contrário do que afirmam os defensores da atual política.

O governo entrou com recurso e uma corte de apelação autorizou que a prática do “não pergunte e não conte” fosse mantida, enquanto a decisão final não viesse.

O grupo ativista então pediu que a Suprema Corte agisse para derrubar o recurso imediatamente, e nesta sexta-feira (12) o organismo se manifestou pela manutenção da prática atual, até a completa revisão do caso pela corte de apelação.

Histórico
A lei que determinou a prática do “don´t ask, don´t tell” entrou em vigor em 1993, após as tentativas frustradas do presidente democrata Bill Clinton em admitir militares abertamente gays.

Republicanos e altas figuras militares foram contra o projeto de Clinton, argumentando que a presença sabida de gays diminuiria a moral e a coesão das tropas.

Como resultado, a lei de 1993 restringiu a possibilidade de questionamento sobre a orientação sexual dos recrutas ("não pergunte"), ao mesmo tempo em que estimulava os militares gays a manterem segredo sobre a homossexualidade ("não conte").

Desde então, mais de 12 mil militares foram expulsos das Forças Armadas porque sua homossexualidade era pública, segundo o jornal norte-americano "New York Times".

Pelo menos 29 países, incluindo Israel, Canadá, Alemanha e Suécia, permitem gays em suas Forças Armadas.

fonte: UOL

Ricky Martin é capa de revista gay e diz: 'o medo não pode nos controlar'

out 100Eleito cantor do ano, ele está na capa da centésima edição da revista 'Out' ao lado de outros artistas importantes para a causa gay.

Ricky Martin está na capa da centésima edição da revista gay "Out" ao lado de outros artistas importantes para a causa homossexual como a a atriz Julianne Moore e o patinador Johnny Weir. Eleito o cantor do ano, ele deu uma entrevista sobre as dificuldades que encontrou para assumir sua homossexualide.

"Algo simples como levantar num jantar e dizer 'sou gay' cria tantas emoções que nunca senti antes. Não fiz antes por causa do medo e estava sabotando minha própria vida - minha música, meus relacionamentos, meus amigos, minha famíllia. É algo que precisava dividir porque sei que muitas pessoas passam por isso que eu estou passando. Não importa a idade, o medo não pode nos controlar", disse à "Out".

out 100 2 out 100 (2)

fonte: EGO

Índia: Bollywood lança seu primeiro filme com beijo gay

'Dunno Y... Na Jaane Kyun' chegou aos cinemas da Índia nesta sexta (12). Críticos comparam a produção a 'O segredo de Brokeback Mountain'.

dunno-y...-na-jaane-kyunA indústria cinematográfica de Bollywood lançou nesta sexta-feira (12), na Índia, seu primeiro filme com beijo gay, qualificado pela crítica do país como uma "tentativa" de réplica asiática ao americano "O segredo de Brokeback Mountain".

"Dunno Y... Na Jaane Kyun" ("Não sei por que", em tradução livre) é o título do longa-metragem, o primeiro cujo tema é relação amorosa entre dois homens, segundo informou a agência Ians.

A história de amor, filmada com um baixo orçamento e protagonizada pelos atores Kapil Sharma e Yuvraj Parashar, trata da relação de dois homossexuais no contexto dramático da família anglo-indiana de um deles.

"Convincente", "valente" e "pouco ortodoxo" são alguns dos adjetivos que a crítica do país conferiu ao primeiro filme do estreante Sanjay Sharma, embora a produção não tenha sido poupada de ataques por parte dos mais conservadores.

O lançamento do filme estava previsto para a semana passada, coincidindo com as comemorações do "Diwali", a "festa das luzes" do hinduísmo, mas grupos de extrema-direita ameaçaram os cineastas, que foram pressionados a adiarem a estreia por razões de segurança.

Embora as sequências de amor homossexual dos protagonistas - como uma na qual um deles barbeia o outro - foram tachadas pelos críticos indianos de "piegas" e "bregas", a imprensa louvou a ousadia da trama do filme, levando em conta a conservadora sociedade que o assistirá.

Este é primeiro filme que aborda o amor entre pessoas do mesmo sexo depois que o Tribunal Superior de Délhi defendeu, em 2009, que os atos homossexuais não configuram crime e que sua penalização viola os direitos fundamentais da Constituição.

fonte: G1

México: Câmara dos Deputados aprova seguridade social e médica para casais gays

A Câmara dos Deputados do México aprovou ontem, quinta-feira (11/11), a reforma da Lei do Instituto Mexicano de Seguro Social (IMSS), que concede direitos de previdência, saúde e herança aos casais do mesmo sexo. A lei vale para os casais que vivem em forma de sociedade de fato ou sob a lei do pacto de soliedariedade (aprovada recentemente na Cidade do México).

A aprovação é o resultado de um mais um passo da bancada dos deputados progressistas que têm atuado pela garantia do pleno reconhecimento dos direitos aos casais homossexuais. A novidade da reforma aprovada é que ela enquadra os casais gays na lei do concubinato mexicano, que reconhece casais juntos há mais de cinco anos, pois a lei da união civil só é valida para os residentes na capital mexicana.

A lei foi aprovada pela ampla maioria dos deputados mexicanos. Vice Enoé Uranga, do PRD (Partido da Revolução Democrática), um dos propositores da lei, rebateu as críticas dos contrários à lei, que alegam que se fosse aprovada iria estourar o orçamento do Governo Federal. "Em nenhum momento a reforma vai ameaçar as finanças dos institutos de saúde", declarou o deputado.

Agora a reforma segue para o Senado onde deve ser aprovada. Após a sanção do Senado, a lei entrará em vigor em até 60 dias de sua publicação no Jornal Oficial da Federação (espécie de Diário Oficial do México).

fonte: A Capa

Em entrevista, Cher reclama por não estar no Hall da Fama

Capa da Vanity Fair, diva Cher fala sobre envelhecimento

cher vanity fairDiva há mais de 40 anos, a cantora Cher declarou, à revista Vanity Fair, a qual é capa de dezembro, que considera uma injustiça seu nome e do ex marido Sonny, morto em 1998, não estarem no Hall da Fama do Rock and Roll.

“Parece meio grosseiro. Sonny é um bom compositor, e nós começamos algo que ninguém estava fazendo. Nós éramos hippies estranhos antes de que houvesse um nome para isso.”

Ela faz até uma comparação com os Beatles, referência no mundo do rock. “Fazíamos isso quando os Beatles estavam usando ternos e cabelos certinhos. Influenciamos uma geração, o que mais vocês querem?”, questionou.

Envelhecimento também foi pauta da publicação, uma vez que Cher é uma das celebridades que mais abusou das plásticas. “Acho que a Meryl Streep está se saindo muito bem. Aquela vaca estúpida está melhor do que todos nós”, brincou. “Não gosto disso, está cruzando o meu caminho. Tenho que trabalhar, e ela está fazendo isso ser mais difícil.”

fonte: MixBrasil

Paraná: Travesti é estrangulada com cordão da blusa

Corpo de travesti é encontrado em casa de veraneio

Uma travesti foi estrangulada com o cordão da própria blusa em Praia Leste, Pontal do Paraná, na madrugada de terça-feira. A delegacia de Ipanema investiga o assassinado da trans, chamada Emanuelly Colaço Taborda, de 39 anos.

De acordo com a superintendente Noeli Brezolin, o corpo, que estava nos fundos de uma casa, foi visto por homens que instalavam uma antena na região. “A residência é alugada para veraneio e estava trancada, sem sinal de arrombamento.”

Emanuelly é de Paranaguá e estava há pouco tempo no balneário. “Ela costumava fazer ponto perto da rodovia PR-412”, disse Noeli. Junto com o corpo, a polícia encontrou dois preservativos intactos e uma pochete sem dinheiro.

fonte: MixBrasil

Leonardo Miggiorin será gay afetado na próxima novela das oito

Próxima novela da Globo, Insensato Coração terá personagem gay: é Roni, vivido por Leo Miggiorin

Leonardo MiggiorinO ator Leonardo Miggiorin vai interpretar o personagem gay Roni na novela “Insensato Coração”, de Gilberto Braga. A novela substituirá em janeiro “Passione” na mesma faixa de horário.

Com estréia prevista para 17 de janeiro, a novela terá um núcleo cômico e é nele que Leonardo atuará.

Roni será uma espécie de braço direito de Natalie L'Amour, uma ex-participante de reality show que tenta a fama a qualquer custo. Natalie é personagem de Deborah Secco.

Insensato Coração

fonte: MixBrasil

Colômbia: Tribunal de Justiça não aprova casamento gay

O Tribunal de Justiça da Colômbia decidiu não alterar o Código Civil do país e, por isso, o casamento entre pessoas do mesmo sexo não foi aprovado.

Por cinco votos a quatro, o artigo 113 permanece como estava: o casamento civil na Colômbia só pode ser realizado entre homem e mulher.

O advogado Felipe Montoya, que solicitou a revisão do artigo, pedia a alteração dos termos “homem e mulher” por “indivíduos”. Desta forma, os homossexuais seriam incluídos.

fonte: Cena G

Cher divulga filme em programa de TV

Cantora contou detalhes do longa “Burlesque”

cher tvCher teve parte do seu dia focado na divulgação de seu mais novo filme, “Burlesque”. Na quinta-feira (11), a cantora e atriz visitou os estúdios do programa de TV Late Show With David Letterman para falar sobre o musical – que conta também com a atuação de Christina Aguilera.

Antes de gravar o programa, Cher, que usava um look preto colado, se mostrou simpática com os fotógrafos e com a multidão de fãs que a esperava na porta do local. Ncher tv (2)a produção cinematográfica, Cher vive Tess, a dona de uma lanchonete que contrata Ali (Christina) para trabalhar por lá.

fonte: Quem

Venezuela: Supremo Tribunal pode ter advogada transexual

Tamara Adrián chegou à terceira etapa de seleção para 19 vagas do TSJ. Transexuais são vulneráveis em seu país como são no Brasil, disse ao G1.

Tamara AdriánTamara Adrián, de 56 anos, é advogada com doutorado na universidade francesa de Paris II e professora há quase 30 anos das duas principais universidades da Venezuela. A candidatura dela a uma das cadeiras do Tribunal Supremo de Justiça, a mais alta corte do país, não seria nenhuma surpresa, não fosse ela transexual e lésbica.

Para a advogada, também ativista de direitos humanos, sua candidatura propõe ao tribunal um “dilema”. “Se usassem critérios absolutamente objetivos, eu poderia ser qualificada”, diz. Mas ela acredita que as chances são mínimas, diante de uma Assembleia Nacional que qualifica de “homolesbotransfóbica” e sua postura “politicamente independente”.

“Nunca fiz parte de partido político, sou uma pessoa de esquerda de formação, creio na liberdade humana e defendo os direitos humanos. Em consequência, não estou dentro do perfil que se quer ter no tribunal supremo, que é evidentemente de pessoas submissas”, disse aoG1.

A advogada é um dos 404 candidatos que postulam uma das 9 novas vagas de titulares e 32 suplentes no STJ (equivalente ao STF brasileiro) para um período de 12 anos. Feita a pré-seleção pelo tribunal, os candidatos serão designados pela Assembleia Nacional, de maioria chavista, até o próximo dia 20.

“A seleção é fechada, não sei como são os critérios. Não é um processo aberto, transparente, público”, reclama Tamara, que chegou à terceira etapa do processo, de entrevistas.

A cirurgia para mudança de sexo, não permitida na Venezuela, ocorreu há “três ou quatro anos”, desconversa a advogada, que considera ser mais importante usar as palavras “transexual” e “lésbica” como categorias políticas para reivindicação de direitos. “Não me sinto muito diferente do que sempre fui. Não foi um processo fácil, mas nada é fácil quando se vai contra a corrente hegemônica em qualquer âmbito da vida.”

No dia-a-dia, diz não sofrer mais preconceito. “Na verdade, o respaldo que tenho hoje não é somente de pessoas lésbicas, gays e transexuais, mas da comunidade de advogados e da comunidade em geral que me vê como alguém fiel a seus pensamentos e suficientemente independente para me realizar como pessoa”, afirma.

Tamara Adrián 2Ela reconhece, no entanto, que esta não é a situação da maioria das pessoas que se submetem à mudança de sexo, sobretudo no país em que, afirma, “não existe nenhuma forma de reconhecimento de identidade das pessoas transexuais”.

Na Venezuela, é possível trocar o nome na cédula de identidade, mas o documento anterior não é anulado e deve ser exibido ao lado do novo. Além disso, documentos anteriores à mudança de gênero, como diplomas e outros títulos, permanecem com o antigo nome.

“O que não é um princípio de igualdade, porque quando a pessoa vai procurar trabalho tem que explicar porque esse diploma que diz ‘Maria’ é na verdade de ‘Pedro’ e, obviamente, cria-se uma situação de discriminação tácita”, diz a advogada, ela própria vítima da regra que impõe que concorra à vaga no STJ como Tomáz, seu nome antigo.

Brasil
Ativista de direitos humanos, Tamara Adrián diz não ver diferença de tratamento a transexuais entre a Venezuela e o Brasil, onde esteve quatro vezes a convite para participar de seminários a convite do Ministério da Saúde e entidades de defesa de homossexuais.

“Todos os estudos já realizados demonstram que o grupo mais vulnerável que existe são os transexuais. Não me refiro apenas à identidade sexual, mas à violação de direitos humanos. Não há muita diferença dos refugiados e apátridas. Inclusive tem um elemento em comum: sem identidade, ambos [os grupos] estão em uma espécie de limbo e não podem trabalhar, estudar, acessar serviços de saúde ou circular livremente.”

fonte: G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...