terça-feira, 20 de julho de 2010

Argentina: Juízes resistem a casar gays

Padre critica Igreja e se dispõe a celebrar casamentos religiosos entre homossexuais

O projeto foi aprovado na Câmara e no Senado argentinos e vai virar lei amanhã, com a sanção presidencial que respaldará os casamentos de homossexuais na Argentina. Mas, se a medida já ficou definida no Legislativo e conta com apoio irrestrito do Executivo, ela ainda provoca um forte debate no Judiciário. Há juízes que, alegando motivações de foro íntimo, recusam-se a fazer o casamento civil.

Diversos juízes do interior argentino já declararam que não aceitarão realizar tal tipo de casamento. A primeira a se pronunciar a respeito, na última sexta-feira, foi a juíza de paz Marta Covella, da cidade de General Pico, na província de La Pampa. A alegação: Deus teria lhe dito que esse tipo de casamento é contra a “lei divina”, que, alegou ela, está acima das leis dos homens.

Imediatamente, grupos como a Federação Argentina de Lésbicas, Gays e Bissexuais (FALGBT) partiram para o contra-ataque: afirmaram que, caso isso ocorresse, processariam a magistrada por prevaricação (quando um funcionário público deixa de exercer seu trabalho ou o atrasa). Ontem, Marta disse que mudou de ideia, depois de, segundo ela, ter conversado com o seu pastor. A juíza de paz, inclusive, já deu orientações para homossexuais que querem se casar.

Primeiro casamento pela lei ocorre no próximo dia 13
Também ontem, foi a vez de outro juiz, Alberto Arias, da cidade de Concórdia, na província de Entre Ríos, manifestar sua negativa a realizar os casamentos gays. E ainda questionou, alegando “motivos de consciência” para manter sua opinião:

– Por que vão me obrigar a casá-los, se outra pessoa pode fazer esse casamento em meu lugar?
Por outro lado, há pelo menos um padre que decidiu se opor à Igreja Católica e celebrar casamentos religiosos de casais homossexuais. Nicolás Alessio, da cidade de Córdoba, recentemente foi punido pela Igreja por ter respaldado o casamento civil gay. E agora voltou à carga, definindo a Igreja como “autoritária” e “indisposta a compreender a diversidade”.

– Se um casal gay me pedir para que o case, os casarei com grande prazer – sustentou.

Em 13 de agosto, começarão os casamentos entre pessoas do mesmo sexo na Argentina. O primeiro enlace matrimonial realizado sob a nova lei será o do ator Alejandro Vanelli, 61 anos, e o empresário artístico Ernesto Larresse, 60. Os dois vivem juntos há 34 anos.

fonte: Zero Hora

ONU concede status consultivo a grupo que defende direitos gays

Apesar da resistência de alguns países, como Egito, China e Rússia, a ONU concedeu ontem o status consultivo ao Conselho Econômico e Social à Comissão Internacional dos Direitos Humanos de Gays e Lésbicas.

Há três anos o grupo vinha solicitando credencial, o que lhe dá o direito de fazer lobby junto à entidade. No mês passado, o pedido havia sido negado por causa do voto contrário de vários integrantes. Delegações ocidentais resolveram então se empenhar para reverter a decisão no plenário do Conselho Econômico e Social. Sendo assim, na ultima reunião pela inclusão do grupo gay, foram 23 votos a favor, 13 contrários e 13 abstenções.

"O Ecosoc novamente passou uma clara mensagem ao comitê das ONGs e à comunidade internacional de que ele assegurará que vozes diversas da sociedade civil, inclusive aqueles que advogam pelos direitos LGBT, sejam ouvidas nas Nações Unidas", elogiou Rosemary DiCarlo, embaixadora-adjunta dos EUA na ONU.

Para Cary Alan Johnson, diretor da entidade homossexual, a decisão foi "uma afirmação de que as vozes de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros têm um lugar nas Nações Unidas como parte de uma comunidade vital da sociedade civil."

fonte: A Capa

Miguel Falabella diz não querer levantar bandeira

Miguel FalabellaO ator, autor, novelista, teatrólogo e diretor Miguel Falabella, 53 anos, falou sobre sua vida atual e suas agruras pessoais à coluna de Monica Bergamo, na Folha de S. Paulo do último domingo.

Miguel disse, por exemplo, que tem namorado muito pouco, por falta de tempo e principalmente de ânimo. "Eu tô pensando até em tomar umas coisas pra ver se me animo", disse ele. "Tive uma vibe sexual nos 40. Mas agora tô começando a achar estranho. Eu meio que desliguei".

Falabella continuou: "Não sei se é uma crise de idade, de autoestima... Você já não se acha atraente o bastante. Tenho que tocar isso na terapia".

A coluna publicou também o comentário de Falabella sobre aqueles que se assumem gays e levantam bandeiras. "André falou que eu e Marina Lima somos chiques porque não levantamos bandeira [da causa gay]. Eu não quero ser ativista. Mas respeito".

fonte: Cena G

Casal gay de Ti Ti Ti já caiu nas graças do público por conta de um "Eu te amo"

Romance gay embala primeiro capítulo de Ti Ti Ti

Gustavo beija mão de Arteche e entrega um balão em formato de coraçãoSurpresa e fofura no primeiro capítulo da novela Ti Ti Ti, da Rede Globo, nesta segunda-feira, 19. Os personagens de André Arteche (Julinho) e Gustavo Leão (Osmar) que formam um casal gay prá lá de fofo, trocaram carícias e até um "Eu te amo" no decorrer desta estreia.

Em uma das cenas, Osmar leva um balão de gás em formato de coração para Julinho. Mais tarde, Julinho diz um "eu te amo" para Osmar, tudo embalado pela música True Colors, de Cyndi Lauper. Nos outros núcleos da novela, muita afetação e humor rápido.

No decorrer deste primeiro episódio, através de posts no Twitter e Faceboook, a novela já caiu nas graças dos espectadores gays.

fonte: MixBrasil

Pernambuco: Candidato a deputado fará campanha em sauna gay

Parte do eleitorado dele é da população LGBT

A disputa por votos em Pernambuco já conta com uma decisão ousada e até apelativa. O candidato a deputado Isaltino Nascimento (PT) anunciou que fará campanha até em “saunas gays”.

“Vamos pedir votos até nas saunas gays, nos finais de semana” prometeu o candidato.

Conhecido entre os eleitores de orientação sexual diferente de Pernambuco por criar projetos de defesa dos direitos dos homossexuais, Nascimento faz uma campanha voltada para segmentos.

Além do eleitor com sexualidade diferente, ele tem estratégias de campanha para sindicalistas, previdenciários e negros.

Para isso, prepara um material específico. No caso do público gay, esse material será distribuído em locais estratégicos como em bares, boates e saunas.

fonte: Toda Forma de Amor

Lindsay Lohan será presa hoje. Ela ironiza pelo Twitter

Em seu twitter, Lohan diz que está acostumada com reservas para filmes, não para cadeia

Lindsay chorou com a sentençaHoje é o dia em que a atriz Lindsay Lohan será presa. Mas ontem, dia 19, a atriz ainda ironizava o fato de ficar pelo menos um mês na cadeira por desobedecer a condicional. Em seu Twitter, Lindsay escreveu: “Só estou acostumada a ser reservada para os filmes da Disney, nunca pensei que teria uma vaga reservada para mim na cadeia. Eca!”

Brincadeiras à parte, a atriz deve estar nervosíssima com a condenação. Depois de sua advogada Shawn Chapman abandonar o caso, o substituto Robert Shapiro, conhecido por defender OJ Simpson, também abriu mão de sua defesa.

Segundo o site TMZ, Shapiro encontrou-se com a juíza que está cuidando do caso da loirinha na tarde desta segunda e descobriu que Shawn, ainda está nos autos do processo. Ou seja, ele não poderia representar a atriz nesta terça. Com isso, ainda não se sabe quem vai acompanhá-la ao tribunal.

fonte: MixBrasil

Estados Unidos: Por engano, camisinhas viraram brindes do Mc Lanche Feliz

mcNo dia 9 de julho a rede de fast food McDonald’s pediu desculpas e anunciou seu espanto com as 5 mil camisinhas distribuídas nas caixas da promoção Mc Lanche Feliz.

Os preservativos coloridos foram colocadas no lugar de brinquedos do filme “Avatar: O Último Mestre do Ar” por engano em uma cidade de Massachussetts, Estados Unidos.

Não é a primeira vez que camisinhas apareceriam no Mc Lanche Feliz. Em maio de 2009 uma criança encontrou um preservativo em lanchonete na Suíça.

fonte: Cena G

Militares a serviço da ONU são acusados de 21 crimes sexuais

logo_onuA Organização das Nações Unidas (ONU) recebeu 21 denúncias de exploração e abuso sexual, nos últimos três meses, registradas durante operações de paz em curso no mundo. As suspeitas são investigadas pelo Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas.

Não há detalhes sobre de onde partiram as acusações nem como ocorreram as denúncias. Mas as autoridades das Nações Unidas asseguram que todos os casos serão apurados e haverá uma resposta pública sobre as acusações.

fonte: Cena G

Reino Unido quer aprovar o casamento gay

Parlamentares britânicos querem aprovar o casamento gay, país já tem a união civil

O Reino Unido pode passar a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo ainda neste ano, segundo o deputado líder do Liberal Democratas, Simon Hughes. O país permite apenas a união civil até agora, o que não garante direitos igualitários.

Segundo o deputado, já existe uma sondagem dentro da coalizão do governo para elevar os direitos LGBT a esse nível, e a mudança deve ser feita ainda antes das próximas eleições gerais britânicas, em 2011. “O Estado precisa oferecer igualdade. Nós estamos no meio desse caminho”, opinou.

Mas ele reconheceu que mesmo se aprovado o casamento gay as igrejas britânicas terão a liberdade de realizar ou não a cerimônia religiosa. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, já se declarou favorável ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

fonte: MixBrasil

Paraguai: Vice-presidente gonga casamento gay antes dele existir

Vice-presidente do Paraguai diz que vai impedir que país aprove o casamento gay

Federico gongou proposta antes dela existirDepois da aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Argentina na semana passada, o vice-presidente do Paraguai, Federico Franco, mandou um recado à militância de seu país dizendo que é totalmente contra o matrimônio gay. Ele alegou que isso vai contra suas “convicções cristãs” e disse que vetaria tal projeto.

Em entrevista coletiva, o vice-presidente foi questionado sobre o tema e disparou uma verdadeira cascata de frases feitas. “Deus criou o homem e a mulher para que formem uma família. Eu sou católico”, declarou, completando ainda que “sempre tenho procurado ser o mais direto e sincero possível”.

Federico disse ainda que se tal projeto chegasse a suas mãos para aprovação ele vetaria totalmente a proposta. “Não se pode legislar a favor de um grupo pequeno.”

fonte: MixBrasil

Gays usam mais sites de relacionamento que héteros

Twitter, Facebook e blogs recebem muito mais gays que héteros, diz pesquisa

Segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, 20, pelo jornal The Telegraph, mostra que gays usam mais redes sociais que héteros. Segundo a pesquisa, 73% dos gays e lésbicas possuem perfil no Facebook enquanto 65% dos heterossexuais mantém páginas neste site.

No Twitter a proporção é ainda maior: 29% dos gays possuem página no microblog e apenas 15% dos héteros afirmaram manter ativas suas páginas.

A pesquisa foi encomendada pela Harris Interactive e ouviu 2 400 norte-americanos. Ainda segundo a pesquisa, 50% dos gays possuem hábito de ler blogs. Entre héteros, esse número é menor: 40%.

fonte: MixBrasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...